top of page

Historico do Agrovida 

O Grupo AGROVIDA - Movimento de Apoio a Agricultura Familiar e Agroecologia é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada por estudantes de graduação do curso de Engenharia Agronômica, em 12 de fevereiro de 2004. A criação do Grupo AGROVIDA se deu pela necessidade de inserir na universidade (UFRB) um campo de discussão, estudos, pesquisa e extensão sobre a questão agrária brasileira, com o foco no contexto da agricultura familiar. Essa necessidade foi identificada a partir do ingresso de jovens de origem rural que se viram frustrados ao perceberem que o currículo e a perspectiva do curso de agronomia estavam voltados para o agronegócio, formando perfis de profissionais técnico-administrativos e pesquisadores, com vistas ao atendimento das demandas de órgãos e propriedades, públicas e privadas. Um dos objetivos do Grupo era promover o reconhecimento do campo da agricultura familiar como realidade a ser estudada e atendida. Campo, no qual, a maioria gostaria de atuar. A partir de estudos, experimentos e troca de saberes e experiências, o Grupo se firma com um quadro de discentes de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, contando com a orientação acadêmica de docentes estudiosos da temática. Os temas de interesse versam sobre: gênero, geração e agricultura familiar; organização social e políticas públicas; agroecologia; segurança alimentar; educação do campo, dentre outros. Uma das estratégias relacionais do AGROVIDA foi a criação de redes sociais, atraindo discentes e docentes para o Grupo, firmando parcerias com as organizações sociais e o terceiro setor, abrindo espaços para a participação e diálogo com instituições públicas e fortalecendo os laços com comunidades de agricultores familiares, das regiões de origem dos discentes. O grupo AGROVIDA, por entender que a organização social é a forma mais viável e eficiente de desenvolvimento territorial, tem contribuído com a formação e a organização social de diversos segmentos do campo, no intuito de emancipar homens, mulheres e jovens, organizando e ministrando cursos, oficinas, orientação técnica e política, em municípios como Serra Preta, Valença, Taperoá, Cruz das Almas, Presidente Tancredo Neves, Cícero Dantas, Baixa Grande, Alagoinhas, Amargosa e outros.

Ideais e Propostas 

O AGROVIDA vem se formando e desenvolvendo formação social através da extensão universitária, além de desenvolver pesquisa e contribuir com o ensino. O Grupo acredita que através da extensão a universidade poderá desenvolver a indissociabilidade entre esta, a pesquisa e o ensino, possibilitando uma formação teórico-prática com responsabilidade política, social e ambiental, voltada para a realidade.

 

O AGROVIDA acredita também que o diálogo entre os setores sociais e os poderes públicos, com um ensino voltado às demandas e realidades socioculturais, poderá interferir de forma positiva no desenvolvimento territorial, mais especificamente, no campo, na agricultura familiar sustentável. Para tanto, atua junto à juventude visando à replicação do compromisso social, junto às comunidades. Nesse sentido, acredita que a universidade tem um papel social estruturante na formação e empoderamento dos sujeitos, das comunidades e dos territórios

 "Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida; suas folhas, de remédio" 

Ezequiel 47:12

bottom of page